Tratamento de varizes e microvarizes com laser em Fortaleza, Ceará
Dr. Henrique Verjus Alencar Bezerra de Menezes
Cirurgião vascular em Fortaleza, Ceará
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular


O laser para tratar varizes finas dos membros inferiores baseia-se no princípio da fototermólise seletiva que é a destruição seletiva do vaso pela transformação da luz em calor sem danificar os tecidos vizinhos.
Segundo a literatura médica e a nossa experiência pessoal de vários anos, atualmente o melhor método para tratamento das microvarizes dos membros inferiores é a associação da Crioescleroterapia com o Laser ( ClaCS) associado com espuma: Inicialmente o lazer faz uma lesão térmica no vaso e logo a seguir a Crioescleroterapia faz a lesão do vaso pelo frio e pela atuação da glicose hipertônica no endotélio venoso. A aplicação fica muito mais potente e a segurança é bem maior que os outros métodos inclusive a espuma densa.
Introduzimos o método de ClaCS na cidade de fortaleza no ano de 2006.
As principais dúvidas dos pacientes nos consultórios dos cirurgiões vasculares serão respondidas abaixo:
1) Qual a experiência do dr. Henrique Verjus com o laser no tratamento das varizes?
Introduzimos a fototermólise seletiva em fortaleza no ano de 1997, inicialmente com a técnica de luz pulsada intensa (Aparelho Israelense PHOTODERM).
Em 2001 introduzimos o laser NdYAG de 1064 nanômetros (Aparelho de laser israelense VASCULIGHT) para tratar varizes. O VASCULIGHT, Tornou-se o padrão para tratamento das microvarizes dos membros inferiores e os aparelhos posteriores, obedeciam os seus parâmetros com pequenas variações de um fabricante para outro.
Em 2006 Começamos a trabalhar com um aparelho de Laser NdYAG de 1064 nanômetros americano GENTLELASE ( Candela Corporation) e hoje Trabalhamos com um Laser NdYAG de 1064 nanômetros SOLON com ponteira resfriada e a nova tecnologia de fragmentação de pulso do laser.
2) Como o laser elimina as microvarizes e as varizes das pernas?
Desde 2001 utilizamos o laser de comprimento de onda de 1064 nanômetros que tem dois alvos principais: A hemoglobina, que causa a cor dos vasos e a melanina que causa a cor mais morena da pele. O laser ao interagir com estas substâncias aumenta bastante a temperatura das mesmas danificando-as pela transformação da luz em calor. Este princípio chamamos de Fototermólise Seletiva.
Nas peles mais brancas o aquecimento do vaso é muito grande causando a destruição do mesmo, como a pele branca quase não contém melanina, esta não aquece ficando protegida. Nas peles mais morenas, o vaso aquece muito e a pele aquece um pouco, exigindo portando o uso do laser em peles morenas bastante experiência do cirurgião vscular ou angiologista que faz o método. Junto com os aparelhos de laser usamos dispositivos que resfriam a pele diminuindo bastante o dano causado a mesma pelo laser.
3) Existe alguma condição prévia para realizar o tratamento?
Primeiro deve-se procurar um cirurgião vascular ou angiologista para identificar corretamente o problema que está causando as varizes , só assim deve-se partir para o tratamento das varizes com laser e crioesclerotarapia (ClaCs). Deve-se evitar tomar sol pelo menos 30 dias antes do tratamento, peles bronzeadas não devem fazer laser.
4) Posso tratar apenas os microvasos que vejo na pele sem tratar a causa básica que ocasiona o aparecimento dos mesmos?
De forma alguma. Esses microvasos da sua pele não são apenas “vasinhos” ou manchas estéticas, são a parte mais externa do sistema venoso do dos membros inferiores, eles apresentam nítida correlação com as veias mais profundas da perna. Para um tratamento eficaz deve-se fazer o diagnóstico das causas da insuficiência venosa e só então definir-se o tratamento com a técnica mais adequada. O profissional que faz esse diagnóstico e tratamento é o cirurgião vascular ou o angiologista (este último não realiza técnicas cirúrgicas).
5) As veias tratadas com laser podem voltar ?
Não. Uma veia bem tratada com Laser e Crioescleroterapia (ClaCS) não volta. O que acontece , é que com o tempo vão aparecer outras veias devido as causas inerentes ao seu próprio organismo ou devido a ficar longos períodos em pé , dentre outras causas.
Com um diagnóstico e tratamento correto realizado por um especialista em doenças venosas (cirurgião vascular ou angiologista) normalmente recidiva muito pouco, sendo necessário muito poucos retoques após um ano. Porém um tratamento feito sem o diagnóstico correto e tratado por médico sem ser especialista em doenças venosas e principalmente aquele tratamento que foi interrompido por conta própria da paciente, este sim, recidiva muito, pois a causa das microvarizes não foi tratada corretamente.
6) O tratamento das varizes e microvarizes com laser dói ?
Se for feito com a Laser NdYAG 1064 nanômetros tradicional, dói muito pouco , Com a tecnologia de fragmentação de pulso e ponteira resfriada é quase indolor. Isto deve ser sempre feito na pele e no tipo de vaso correto, e por um cirurgião vascular com longa experiência em laser.
Se for realizado indiscriminadamente em todo tipo de vaso, ou por médico com pouca experiência em laser pode doer ou até queimar.
7) O tratamento das varizes e microvarizes com laser é eficaz ?
É muito eficaz. Atualmente, segundo os congressos da nossa especialidade e a nossa experiência pessoal (mais de 18 anos com laser NDYAG 1064 nanômetros e com crioescleroterapia) o melhor tratamento para as microvarizes é com a combinação de crioescleroterapia e laser ( CLaCLS).
8) Se eu fizer o tratamento com laser podem aparecer manchas da pele ?
O ClaCS feito por um cirurgião vascular com longa experiência no tratamento de varizes com laser é bastante seguro. Se feito com profissional com baixa experiência no laser (que tem uma curva de aprendizado de longos anos) ou se feito por profissional que não seja cirurgião vascular ou angiologista, pode causar problemas.
9) As veias de médio calibre que ficam abaixo da pele e dão origem as microvarizes podem ser tratadas com laser ?
Podem, porém o Laser associado a Crioescleroterapia (ClaCs) funciona muito bem nas microvarizes e nas veias reticulares (nutridoras) até determinado calibre e profundidade na pele, veias reticulares mais profundas e de maior calibre, tratamos com espuma ecoguiada o guiada com o aparelho de realidade aumentada .
10) O laser trata também as veias muito grossas ?
Trata. É um aparelho diferente do laser usado para tratar as microvarizes. No caso de veias de grande calibre, preferimos a técnica da espuma ecoguiada.
11) Qual o melhor, mais rápido e mais seguro método para tratar as microvarizes dos membros inferiores ?
Atualmente, sem sombra de dúvidas: A associação de Crioescleroterapia/espuma e laser , após o diagnóstico correto, avaliação dos exames complementares (doppler venoso e realidade aumentada) realizado pelo cirurgião vascular com bastante experiencia no método é o melhor tratamento para das microvarizes.
12) Qual o conselho para um bom tratamento de varizes e microvarizes dos membros inferiores ?
Que o tratamento de varizes na cidade de Fortaleza com dor, demorado e com recidivas frequentes é coisa do passado. Milagres não existem, não existe tratamento de varizes com aplicação única, porém se a paciente procurar um especialista em doenças venosas com bastante experiências nos métodos mais modernos, se fizer o tratamento corretamente usando a combinação destes métodos e principalmente se não faltar as sessões, o tratamento será eficaz, rápido e quase sem dor.